Salesianos do Ruanda promovem campanha publicitária “de sucesso”

Dar poder aos jovens através da instrução e da formação profissional é o objetivo da campanha publicitária “de sucesso” que os Salesianos do Ruanda têm em curso com o apoio da “Don Bosco Tech Africa”.

Os Salesianos do Ruanda, com o financiamento da “Don Bosco Tech Africa”, estão a promover uma campanha de divulgação dos Centros de Formação Profissional salesianos do país.

A promoção arrancou no final do mês de setembro com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a importância da instrução e da formação técnica e profissional da população. Para tal foram usados vários meios de comunicação, nomeadamente a televisão pública Ruanda TV, da Agência de Radiodiusão Nacional do Ruanda, os principais portais de notícias, redes sociais e rádios locais.

A campanha inclui os testemunhos de vários antigos alunos com histórias de sucesso depois de frequentarem as Escolas e Centros de Formação Profissional salesianos. Os depoimentos de jovens que criaram as suas próprias empresas de sucesso ou que garantiram um emprego em empresas de renome “evidenciam os resultados práticos e mensuráveis da instrução recebida nos CFP salesianos”, afirmam os responsáveis das Escolas e Centros de Formação Profissional Salesianos do Ruanda, que preveem “um aumento das matrículas”, graças à campanha publicitária “de sucesso”.

A campanha de divulgação em larga escala fez com que a mensagem da chegasse a um público heterogéneo em todo o país. Os Salesianos preparam-se agora para organizar uma mostra que reunirá os três Centros de Formação Profissional salesianos do Ruanda, com partilha das melhores práticas, workshops e outras atividades relacionadas.

A “Don Bosco Tech Africa” (DBTA) foi lançada em 2014 com o objetivo de capacitar os centros de educação e formação técnica e profissional (TVET na sigla inglesa) salesianos na África Subsaariana, para que possam oferecer formação de qualidade e orientada pela procura aos jovens marginalizados. A DBTA coordena cerca de 113 Centros Dom Bosco TVET espalhados por 34 países da região.

Leia também  Freetown, Serra Leoa: "Augusta Ngombu-Gboli"

As linhas de ação da “Don Bosco Tech Africa” são o desenvolvimento da qualificação dos recursos humanos, a salvaguarda e a proteção do meio ambiente, o “empoderamento” juvenil, a promoção do trabalho em rede, a implementação dos padrões de qualidade, e a criação de gabinetes de emprego (JSO em inglês), para ajudar os formandos a fazer uma escolha de carreira adequada e informada e a desenvolver um projeto de vida profissional e pessoal, e implementar parcerias e redes de contacto fortes com empresas e outros intervenientes do sector para que a formação ministrada esteja alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.

Artigos Relacionados