Santo Artémides Zatti: “Uma grande família reunida à volta do Papa Francisco para agradecer a Deus o dom da santidade”

Vários salesianos da Província Portuguesa, coadjutores, salesianos e clérigos, participou em Roma na canonização de Artémides Zatti, salesiano coadjutor. “Uma grande família reunida à volta do Papa Francisco para agradecer a Deus o dom da santidade”, manifestou o Vigário do Provincial, Pe. João Chaves.

Em resposta ao convite do Reitor-Mor dos Salesianos, de Portugal, deslocaram-se a Roma, quatro salesianos leigos para participarem na celebração da canonização de Artémides Zatti, António Arrobas, Crispim Hornay, Manuel Lourenço e Paulo Chaves, e alguns sacerdotes Pe. Abílio Nunes, Pe. Casimiro Morais, Pe. João Chaves Mendes, José Santana Cruz, Pe. Luís Peralta, Pe. Ronaldo Pereira, Pe. Salvador José, P. Tarcízio Morais e o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça. “A canonização de Artémides Zatti será uma grande festa para todos nós salesianos, mas especialmente para nossos coirmãos coadjutores”, antecipava o Superior dos Salesianos.

“Fomos muitos aqueles que ali estivemos, mas não uma multidão indiferenciada: Cardeais e Bispos salesianos, o Reitor-Mor com o Conselho Geral, mais de quinhentos Salesianos Coadjutores, a maioria dos Provinciais, muitíssimos membros dos vários grupos da Família Salesiana de todo o mundo. Uma grande família reunida à volta do Papa Francisco para agradecer a Deus o dom da santidade”, descreveu o Vigário do Provincial, Pe. João Chaves.

No dia 8, sábado, às 10 horas, a celebração da Eucaristia no Sala Paulo VI foi presidida pelo Reitor-Mor. O enorme auditório esteve quase cheio com os 550 coadjutores, vindos dos mais variados países, além de muitos salesianos, jovens, membros da Família Salesiana… Distinguia-se um grande grupo da Argentina, entre os quais familiares do novo santo e o miraculado, que curou de uma doença grave pela intervenção de Artémides Zatti.

Leia também  Memórias do Oratório, uma obra fundamental de S. João Bosco

No final da manhã, outro momento marcante foi a visita do Papa Francisco que – apesar da sua notória debilidade física –, entrou a caminhar, sorridente, e dirigiu palavras de muita simpatia aos Salesianos.

Confessou que ele próprio já tinha rezado a Artémides Zatti quando era Bispo da Argentina, pedindo-lhe irmãos leigos para os Jesuítas e ele concedeu! Depois de cumprimentar pessoalmente algumas pessoas, saiu na sua cadeira de rodas, dando a volta ao enorme auditório para grande alegria de todos.

Dia 9, domingo, foi a grande celebração da canonização de Artémides Zatti na Praça de São Pedro. Uma multidão enorme enchia a grandiosa praça e acolheu com entusiasmo o Papa, na sua cadeira de rodas, para a celebração da Eucaristia, uma vez que o seu estado de saúde não permite que esteja muito tempo em pé.

Aí, depois da leitura de um resumo da vida de Artémides Zatti e da invocação dos santos através da ladainha cantada, o Papa Francisco declarou Artémides Zatti SANTO!

Artigos Relacionados