São Giuseppe Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, e antigo aluno de Dom Bosco em Valdocco, será canonizado por ocasião do Dia Mundial das Missões, a 20 de outubro.
Conterrâneo de São João Bosco e sobrinho de São José Cafasso, guia espiritual de Dom Bosco, São Giuseppe Allamano foi aluno de Dom Bosco em Valdocco. Aos 22 anos, já sacerdote, sonhava poder servir a missão, mas foi impedido por motivo de saúde.
Aos 29 anos, foi enviado para dirigir o maior santuário mariano de Turim, dedicado à Madonna Consolata. Funda em 1901 o Istituto Missioni Consolata. A pedido do Papa Pio X, estabeleceu um ramo feminino, as Irmãs Missionárias da Consolata.
Enviou os primeiros missionários para o Quénia. Acreditava que toda a Igreja devia ser incentivada à evangelização. Em 1912, com o apoio de outros institutos missionários, propôs a Pio X a instituição de um Dia Missionário anual, “com a obrigação de pregar sobre o dever e as formas de propagar a fé”, o que ocorreria a partir de 1927.
São José Allamano nasceu em Castelnuovo d’Asti a 21 de janeiro de 1851. Faleceu em Turim, em 16 de fevereiro de 1926. João Paulo II beatificou-o em 1990. Será canonizado a 20 de outubro, Dia Mundial das Missões. Com a sua canonização, São Giuseppe Allamano será o terceiro santo natural de Castelnuovo d’Asti.