O Colle Don Bosco acolheu 300 jovens de todo o mundo para a celebração do sonho de São João Bosco.
No ano em que celebramos o bicentenário do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco, o mundo salesiano convocou jovens de todo o mundo para um Sínodo juntando cerca de 300 participantes de 94 países. Este encontro pretendeu celebrar o Sonho e ouvir os jovens numa chave sinodal para o Movimento Juvenil Salesiano à escala mundial.
O sínodo decorreu no Colle Don Bosco, contudo, tivemos a oportunidade e a graça de visitar as “fontes” do nosso carisma. Fomos acolhidos no oratório de Valdocco onde tivemos a oportunidade de visitar o Museu Casa Don Bosco, Valdocco e arredores.
O caminho sinodal percorrido durante aqueles dias decorreu em pequenos grupos, divididos nas cinco línguas oficias da Congregação. Os grupos de língua portuguesa foram constituídos por jovens provenientes de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal. Esta multiculturalidade foi uma mais-valia para a construção do Documento Final da língua portuguesa.
O documento contém os sonhos dos jovens, as suas preocupações em relação à Sociedade, à Igreja e ao Movimento Juvenil Salesiano.
Não se trata apenas de apresentar soluções, mas sim “desaconchegar” toda a família salesiana, ou seja, todos os envolvidos na educação e acompanhamento dos jovens.
No final do Sínodo, o documento foi votado e aprovado em Assembleia Geral, nas línguas oficiais. Este documento é um instrumento de trabalho que deve ser analisado, estudado e posto em prática em cada realidade salesiana. Esta experiência foi enriquecida com momentos de partilha, oração e convívio. Participámos na inauguração do “novo” Prado do Sonho, no dia de aniversário do nascimento de Dom Bosco e testemunhámos o momento histórico da Congregação Salesiana: a renúncia ao cargo de Reitor-Mor do nosso querido Cardeal D. Ángel Fernández Artime, que nos acompanhou todos os dias desta semana, disponível para conversar, rezar, fazer festa e fazer-se presente no meio de todos nós.