Estudo acompanhado, atividades desportivas e de ocupação dos tempos livres, formação profissional, apoio económico, acompanhamento psicológico e aconselhamento parental são algumas das ajudas prestadas pela Fundação Salesianos através dos Serviços Sociais SolSal – Solidariedade Salesiana.
O objetivo é educar, proteger e promover as crianças e os jovens, sobretudo os mais vulneráveis. Os apoios estendem-se também às famílias, não apenas com ajudas de bens essenciais, mas também na promoção do seu bem-estar com programas de aquisição de competências pessoais e parentais.
Atualmente, o Lar de Infância e Juventude de Mirandela, criado em 2004, acolhe nove jovens a quem presta acompanhamento multidisciplinar. Em colaboração com os serviços da Segurança Social, dos Tribunais e das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, este serviço contribui para o planeamento do projeto de vida do jovem.
Desde 2008, ano em que foi criado o serviço em Lisboa, o SolSal passou a prestar apoio também nas comunidades de Manique (desde 2012), de Cabo Verde (2012), de Évora (2014) e do Porto (2019).
Um retrato dos vários serviços permite concluir que atualmente o SolSal dá apoio a mais de 700 crianças e jovens, 248 dos quais são migrantes ou refugiados, e acompanha perto de 200 famílias de várias nacionalidades.
Em Lisboa, o Serviço SolSal proporciona apoio a 208 crianças e jovens e cerca de 100 famílias de 12 nacionalidades.
Oitenta e dois jovens, 15 famílias, de oito nacionalidades, acedem ao serviço social de Manique, que inclui a Escola Sociodesportiva.
O Serviço SolSal de Évora dá acompanhamento a 121 crianças e jovens e a 70 famílias de cinco nacionalidades.
Em Cabo Verde, 80 jovens frequentam a Escola Sociodesportiva.
No Serviço SolSal do Porto, 212 crianças e jovens frequentam atividades de tempos livres, educação ambiental, desportivas, e formação profissional para os jovens com mais de 18 anos.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 599 de julho/agosto de 2023
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.