Jubileu dos Adolescentes

25 a 27 de abril de 2025

O Jubileu dos Adolescentes é um evento importante dentro da igreja cristã, que visa reunir os jovens, não só para conhecer outros jovens, mas também para os ajudar crescer espiritualmente, especialmente na fé.
Mesmo depois da partida do Papa Francisco para casa do Pai, o Jubileu dos Adolescentes terá lugar, em Roma, de 25 a 27 de abril.

No Jubileu, que ocorre a cada 25 anos, os jovens têm a oportunidade de discutir a fé cristã, com os grandes líderes eclesiásticos. Uma vez que os jovens são o futuro da Igreja, é importante que estes sejam ouvidos. É, também, importante que sejam incentivados a agir na sociedade de forma positiva, oferecendo o seu tempo às pessoas que lhes pedem ajuda – este que é um dos apelos mais importantes feitos, pela Igreja, aos jovens.

Num mundo onde a quantidade de conflitos e a pobreza são, cada vez mais, acentuados, existem cada vez mais pessoas a viver no limite da pobreza – é este o campo de ação dos jovens e dos adolescentes.

O sorriso do adolescente é contagiante, a sua disponibilidade para ajudar é total, por tudo isto, a juventude precisa de “oferecer o tempo” disponível e “preocupar-se com quem lhes pede ajuda”, como disse o Papa Francisco. Os adolescentes precisam de se levantar do sofá, de sair do telemóvel, para ir à descoberta.

“Ofereço o meu tempo às pessoas mais necessitadas nos meus tempos livres, principalmente, quando estou em tempo de interrupção letiva. Sinto-me bastante grata por fazê-lo, porque sei que fiz algo por alguém”. (Helen, 15 anos)

Importância do Jubileu

A “construção de novas amizades”, palavras ditas, também, pelo Santo Padre, é outro dos aspetos importantes deste Jubileu. É sempre importante criar laços de amizade e de união com outras pessoas, e é isso que a Igreja, também, promove.

Leia também  Corações em Construção: A Escola como Farol na Travessia da Adolescência

Durante o Jubileu dos Adolescentes, os participantes terão oportunidade de conhecer outras pessoas e de aprender um pouco mais sobre a cultura de cada um.

“Estas amizades que se criam ‘dentro da igreja’ são fortalecidas não só nos momentos de catequese, como nos de missão (por exemplo a Missão Anima), nos Encontros com Dom Bosco, entre outros. São momentos onde buscamos a união e avançamos na construção de amizades ao próximo.

Estas amizades não só me fortalecem na relação que tenho com Jesus Cristo, como também me sinto apoiado e feliz por ter alguém com quem partilhar a minha fé cristã”. (José, 14 anos)

Artigos Relacionados