Lema do Reitor-Mor para 2023: Como fermento para a família humana de hoje

Editorial do Boletim Salesiano n.º 596 de janeiro/fevereiro de 2023

Como manda a tradição desde os tempos do Fundador, o Pe. Ángel Fernández Artime, nosso Reitor-Mor, propõe-nos um lema anual que, desta feita, aborda a dimensão laical da Família Salesiana.

Partindo da imagem utilizada por Jesus, citada em Lc 13,20-21 – «A que posso comparar o Reino de Deus? É semelhante ao fermento que certa mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar levedada toda a massa» – o sucessor de Dom Bosco oferece-nos uma sugestiva reflexão sobre o papel que desempenhamos no interior da sociedade humana e a responsabilidade que continuamos a ter na edificação de um mundo mais fraterno.

“As necessidades dos jovens e dos ambientes populares, a vontade de agir com a Igreja e em seu nome movem e orientam a nossa ação pastoral para o advento de um mundo mais justo e mais fraterno em Cristo” – dizem as nossas Constituições (C 7).

Como o fermento, simples e discreto, age silenciosa e pacientemente na massa, mas de forma verdadeiramente eficaz, também a ação do Espírito Santo realiza a sua obra de salvação em nós e por nós, potenciando os nossos dons e capacidades e tornando fecundos todos os esforços e gestos de amor.

A Família Salesiana, efetivamente inserida no âmago das maiores carências da humanidade de hoje, em todo o mundo, continua fortemente comprometida em participar na construção de um mundo melhor. E fá-lo com uma visão positiva e esperançosa, confiando no contributo determinante de cada um.

Com este Lema, o Reitor-Mor reforça o reconhecimento da dignidade dos leigos e esclarece a sua função dentro da própria Igreja. Eles conseguem, por força da sua natural inserção no mundo, fazer a Igreja presente e ativa naqueles lugares e circunstâncias onde somente através deles Ela se pode tornar “sal da terra”.

Leia também  O sonho de Dom Bosco está mais vivo que nunca!

E conclui com um forte apelo à comunhão, reafirmando que a missão compartilhada com os leigos é um dom identitário, na fidelidade a Dom Bosco, e uma garantia de que o fermento do carisma salesiano continuará a manter a sua genuína qualidade!

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados