Editorial do Boletim Salesiano n.º 598 de maio/junho de 2023
No âmbito de um retiro espiritual na Terra Santa, visitámos obviamente Nazaré da Galileia, a terra de Jesus, Maria e José. Enquanto, na bela e original Basílica da Anunciação, se contempla com encanto o mistério da Encarnação, no alto da encosta, preenchida com intenso casario, sobressai uma bela escola dos Salesianos da Província do Médio Oriente.
A sua igreja, dedicada a Jesus Adolescente, está a comemorar os 100 anos da sagração. Fez-se festa, na qual participámos, juntando Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora das várias presenças da Terra Santa, bravos consagrados de várias nacionalidades que adotaram como suas as gentes e culturas dessas terras tão provadas.
O Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, tinha indicado aquela Província como uma fronteira missionária da nossa Região Mediterrânea, por ser tão necessitada de apoio. A nós, Portugal, foi-nos confiada a presença salesiana de Nazaré!
Aproveitámos para conhecer melhor a “Escola Dom Bosco – Nazaré” guiados pelo diretor, Pe. Munir Al Rai. O ensino é ministrado desde o 1.° ciclo ao secundário, incluindo alguns cursos profissionais, de grande tradição, a cerca de 500 estudantes árabes, tanto cristãos como muçulmanos.
Conta também com um Oratório festivo e outras atividades complementares, direcionadas para as famílias. A Igreja é frequentemente escolhida para a celebração de Matrimónios, graças ao bom acolhimento, à sua beleza e à paisagem que dali se espalha pela grande cidade até alcançar, ao fundo, o Monte Tabor. Mas nem tudo são pétalas nesta bela flor, há vários espinhos que desafiam a coragem e engenho dos filhos e filhas de Dom Bosco. Pedem-nos ajuda. Como a jovem Maria à interpelação divina, também dissemos “Sim, eis-nos aqui”!
Fotografia: Escola Salesiana Jesus Adolescente em Nazaré © Hilario Seo
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.