Editorial do Boletim Salesiano n.º 608 de março/abril de 2025.
Há para nós salesianos um recanto de Paraíso que se chama Valdocco, na cidade de Turim.
Aqui nasceu a obra de D. Bosco. Primeiros passos feitos construção de bem e felicidade para tantos jovens que cresceram e se multiplicaram pelo mundo fora. Como no tempo de D. Bosco, respiramos aqui um ar que enche os nossos pulmões de carisma, de dom, de maravilha. Um carisma que se faz identidade no bem fazer aos jovens. De muitas formas, com muitas ações, mas com um mesmo espírito: de alegria, de encontro, de vida feita santidade. Esse espírito está vivo e recomenda-se.
Calcorrear estes espaços leva-nos às origens e traz-nos ao presente, num pêndulo de emoções e de aprendizagem que confirma que é de Deus a obra que levamos adiante. E neste contexto, neste viver, neste respirar, como é bom estar aqui!
Sob o regaço da Mãe Auxiliadora que, na sua Basílica, nos acolhe maternalmente, com o seu Filho nos braços, ajudando-nos a encontrar Jesus, razão primeira pela qual realizamos tantas coisas para e pelos jovens, com tantos leigos, com tantas outras mãos que contribuem para fazer grande a vida dos nossos destinatários. “Hic domus mea, inde gloria mea!”
Por estes dias acontece na casa mãe Valdocco, um “pentecostes salesiano” na realização do Capítulo Geral. Percebemos como uma pequena semente no campo da vida dos jovens pode dar tanto fruto no continente juvenil, da sua educação e evangelização, da sua salvação e vida nova. Com essa forma, esse estilo, esse fazer caraterístico dos Salesianos e da Família Salesiana. Em cada gesto, em cada palavra, em cada ação e em mil e um lugares deste mundo, do mais simples ao mais conhecido.
A uma só voz, descobrindo o mesmo sonho, o mesmo entusiasmo, a mesma entrega no “da mihi animas coetera tolle” que continua a ser fascinante e atento às vozes de quem mais precisa de um “sabes assobiar?”. Essência de um amor grande, espera-se muito, ainda hoje, da realidade da missão e da vida, entregue e generosa, de cada um dos filhos de D. Bosco. Sem estarem sós nesta aventura, pois, como outrora, há um sem fim de gentes a caminhar neste vasto movimento de apaixonados por Jesus, apaixonados por D. Bosco, apaixonados pelos jovens que continuam a profecia de Valdocco nos campos onde gritam, correm, jogam, crescem e se desenvolvem.
E nesses lugares, há sempre um regresso a este ar que se respira, a esta simpatia de existência, a este amor primeiro que continua com novos rostos, novas línguas, novas experiências, a identidade haurida, amada e realizada nestes pátios, nestes pórticos, neste ambiente, que é D. Bosco. Porque hoje, D. Bosco somos nós nos Valdocco deste nosso mundo!
Publicado no Boletim Salesiano n.º 608 de março/abril de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.